sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Saiba o que é Nanotecnologia.
O que é
A busca por inovação na área de nanotecnologia gera uma forte competição tecnológica entre economias dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estima-se que, entre 2010 e 2015, a produção industrial anual relacionada às nanotecnologias excederá a marca de um trilhão de dólares, demandando pelo menos milhões de trabalhadores.
O termo Nanotecnologia engloba diferentes tecnologias não específicas, as quais sãoexaustivamente descritas em diferentes documentos técnicos que demonstram grandes potencialidades em termos de aplicações incrementais e inovadoras. Assim, poderíamos falar em nanotecnologias, no plural, para melhor situar esse imenso campo de aplicações tecnológicas em escala atômica que se avizinha. Ao contrário de outros desenvolvimentos, a Nanotecnologia não é classificada como uma área específica, e possivelmente grande parte dos seus diferenciais se deve justamente a esta capacidade de permear diferentes áreas. Assim, uma tecnologia, como por exemplo, o nanoencapsulamento, pode ser aproveitada em diferentes setores industriais, como na liberação de princípios ativos de cosméticos e fármacos humanos ou veterinários, no controle da aplicação de fertilizantes ou pesticidas ou ainda na liberação de aromas e compostos de sabor em alimentos industrializados.
Ainda que os investimentos sejam, na sua grande maioria, mais significativos em países desenvolvidos, os incentivos em países em desenvolvimento são crescentes, inclusive no Brasil.
No cenário mundial são identificados dois grandes grupos tecnológicos a respeito da nanotecnologia, aquele dos produtos auto-denominados, ou seja, nos quais o produtor/comercializador da tecnologia a auto-entitula como nanotecnologia; e outro, a dos produtos não denominados, nos quais há uma propriedade do produto associada a uma nanoestratégia, porém, não há a associação do termo nano na divulgação do produto ou na identificação do cliente. Esta última situação corresponde a situações nos quais há uma propriedade nano intrínseca, porém normalmente só identificada após caracterizações específicas. Alguns produtos bem estabelecidos, como catalisadores industriais e tecnologias de hardware, se encaixam nesta definição, bem como produtos baseados em suspensões de argilominerais.
o entanto, os chamados produtos auto-denominados correspondem ao maior esforço de consolidação de nanotecnologias, pelo fato de apresentarem o aspecto inovador, seja radical ou incremental.