sexta-feira, 3 de agosto de 2012

10 DICAS PARA SABER SE VOCÊ TEM POTENCIAL PARA TORNAR-SE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NO PAÍS.


Horários mais flexíveis, menos estresse com cobranças e mais disponibilidade para a família são algumas das metas daqueles que sonham abrir o próprio negócio. Mas, deixar de ser empregado para ser patrão não é tarefa fácil. A pequena e média empresas tem inúmeras dificuldades para se estabelecer nos primeiros anos de vida.

Em geral, o empreendedor sofre por não conhecer muito bem o setor em que atua, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa. Mas esta realidade está começando a mudar.

De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o perfil do empreendedor brasileiro está em transformação. Até meados da década de 1990, eles geralmente eram aquele tipo de trabalhador que, quando demitido, sacava o fundo de garantia e abria um negócio qualquer para garantir renda. Atualmente, quem pensa em empreender está mais preparado e atento ao mercado em que pretende entrar.

"A cada empresa aberta por necessidade há 2,24 abertas por oportunidade", explica.

No entanto, os números de empreendimentos que têm vida curta é alto. Segundo dados de estudos conduzidos pelo Sebrae-SP sobre a sobrevivência e a mortalidade das empresas paulistas, de cada 100 negócios abertos no Estado, 22 fecham as portas até o segundo ano de atividade.

Ler mais: http://books.boxnet.com.br/books/visualizacao_clipping_new.aspx?ID_CLIPPING=20176752&ID_BOOK=238648&ORDEM=14&QTDE_CLIPPINGS=18&NM_ARQUIVO=0&ID_DISPARO=&ID_USUARIO=&ID_MESA=4278&ID_TEMPLATE=3524