sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Polícia Federal mira propina no Porto de Santos.
A Polícia Federal (PF) em Santos abriu inquérito para investigar as denúncias de cobrança de propina, por parte dos fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para agilizarem a liberação de cargas no Porto durante a greve dos servidores.
O diretor-adjunto da Anvisa, Luis Roberto Klaussmann, trouxe, ontem, um ofício de Brasília solicitando o início das investigações, por determinação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O documento cita reportagem da Rádio Bandeirantes, de terça-feira, sobre o esquema de corrupção. Nela, um despachante aduaneiro diz ser natural a cobrança de propina pelos fiscais. E o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, Cláudio de Barros Nogueira, afirma que apurar tal fato seria “uma encrenca danada”. Nogueira ainda ressalta: “Tem um ditado que (diz que) quanto mais mexe, mais fede”.
ler mais: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=163376&idDepartamento=5&idCategoria=0
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
BRASIL: DENÚNCIA DE COBRANÇA DE PROPINA NO PORTO DE SANTOS, SÃO PAULO.
No rastro da greve da Anvisa, surge espaço para corrupção.
A Rádio Bandeirantes denunciou a cobrança de propina para a liberação de cargas no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
Reportagem de Luciana Moledas
Créditos da reportagem
Cláudio Nogueira - presidente do SDAS
Entenda a denúncia, no link abaixo:
http://bandnewstv.band.com.br/noticias/conteudo.asp?ID=615629&tc=brcsil-den%C3%BAncic-de-cobrcn%C3%A7c-de-propinc-no-porto-de-scntos-s%C3%A3o-pculo
Inaugurado em agosto - Shopping Hysan Place - Hong Kong
A abertura, em agosto, do Hysan Place - shopping center de varejo, eleva a posição de Hong Kong como uma capital da moda mundial. O espaço de 450 mil metros quadrados redesenhado no bairro nobre comercial de Causeway Bay compreende mais de 120 lojas de varejo, abrangendo moda e beleza, cultura, estilo de vida e alimentação.
As lojas de marcas, lideres da moda, estão fazendo sua estréia em Hong Kong. Entre elas está Nanette Lepore, de Nova York, para lançar a primeira fase em sua expansão na Grande China. "Há um mercado na China para o nosso negócio", disse Robert Savage presidente da Nanette Lepore, confirmando o que disse ao NYdailynews.com no ano passado, anunciando planos de abrir lojas em Hong Kong, Pequim e Xangai.
Para quem vai viajar a Hong Kong, a negócios ou passeio, é uma boa alternativa conhecer o Hysan Place.
As lojas de marcas, lideres da moda, estão fazendo sua estréia em Hong Kong. Entre elas está Nanette Lepore, de Nova York, para lançar a primeira fase em sua expansão na Grande China. "Há um mercado na China para o nosso negócio", disse Robert Savage presidente da Nanette Lepore, confirmando o que disse ao NYdailynews.com no ano passado, anunciando planos de abrir lojas em Hong Kong, Pequim e Xangai.
Para quem vai viajar a Hong Kong, a negócios ou passeio, é uma boa alternativa conhecer o Hysan Place.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Samsung vai apresentar novas telas transparentes na IFA 2012.
A Samsung deve demonstrar, durante a IFA 2012, em Berlim, uma gama de novos produtos e tecnologias. Entre elas, uma tela transparente. O display vem em uma espécie de monitor, de 22 polegadas, e foi apresentado pela primeira vez na InfoComm, em junho. Agora, a tecnologia está pronta para uso comercial e será disponibilizado ao público a partir do mês de setembro.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/samsung-vai-apresentar-novas-telas-transparentes-na-ifa-2012.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/samsung-vai-apresentar-novas-telas-transparentes-na-ifa-2012.html
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Tecnologias que a humanidade não verá tão cedo.
(fonte Verônica Vasque - Techtudo).
Embora algumas ideias de conceitos e protótipos tecnológicos tenham considerável potencial para se tornarem aplicáveis, algumas delas ainda são inviáveis. Confira a lista que o TechTudo separou com cinco tecnologias às quais a humanidade não terá acesso tão cedo.
Implante cerebral que lê mentes
A Samsung registrou a patente de uma tecnologia de implante cerebral que seria capaz de ler mentes. O aparelho transferiria informações psicológicas e patológicas internas para dispositivos eletrônicos externos.
veja as outras tecnologias em: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/tecnologias-que-humanidade-nao-vera-tao-cedo.html
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Informações sobre a obrigatoriedade de transmissão de declarações e demonstrativos com certificado digital.
Informações sobre a obrigatoriedade de transmissão de declarações e demonstrativos com certificado digital
Desde a edição da Instrução Normativa RFB nº 969, em outubro de 2009, que dispunha sobre a obrigatoriedade de apresentação de declarações com assinatura digital, a preocupação da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) era editar tal ato em prazo bem anterior ao início de sua vigência justamente para que os contribuintes pudessem se adaptar à nova exigência (a partir de 1º de janeiro de 2010).
A RFB resolveu dilatar ainda mais esse prazo. Para isso, em janeiro de 2010, antes da entrega de qualquer declaração, foram publicadas as Instruções Normativas RFB nº 995 e 996/2010, alterando a IN RFB nº 969/2009.
Em 4 de junho de 2010 foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 1.036, de 1º de junho de 2010, que alterou as instruções normativas RFB nº 969/2009, 974/2009 e 1.015/2010, e que dispõe principalmente sobre os prazos de obrigatoriedade de apresentação de declarações e demonstrativos com certificação digital, dilatando o prazo da DCTF e Dacon para fatos geradores ocorridos a partir de maio de 2010, de DIF Bebidas e DNF para fatos geradores ocorridos a partir de junho de 2010 e de Dcide-Combustível para fatos geradores ocorridos a partir de julho de 2010.
Os órgãos públicos da administração direta da União e as autarquias e as fundações públicas federais, estão dispensadas de apresentação da DCTF, em relação aos fatos geradores que ocorrerem até dezembro de 2010. Essas pessoas jurídicas deverão apresentar a DCTF, mensalmente, em relação aos fatos geradores que ocorrerem a partir de 1º de janeiro de 2011.
É obrigatória a assinatura digital efetivada mediante utilização de certificado digital válido, para apresentação de declarações à RFB, por todas as pessoas jurídicas, exceto as optantes pelo Simples Nacional, das declarações e demonstrativos constantes nas instruções normativas aqui referidas.
As regras de obrigatoriedade de entrega com certificado digital para as declarações e demonstrativos de fatos geradores anteriores foram mantidas.
As pessoas físicas não estão obrigadas à utilização da certificação digital.
É possível outorga de Procuração Eletrônica, diretamente no e-CAC, onde o outorgante e o outorgado devem possuir Certificado Digital. Neste caso a Procuração Eletrônica é outorgada diretamente na internet, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade da RFB.
Esta funcionalidade permite que o outorgado (procurador, que geralmente é o contador) transmita as declarações e demonstrativos em nome do outorgante (contribuinte), desde que seja um dos serviços autorizados pelo outorgante.
Também é possível outorga de Procuração para a Receita Federal do Brasil, onde o outorgante não possui certificado digital. O outorgante deverá cadastrar no sítio da RFB uma Solicitação de Procuração e essa procuração deverá ser impressa e assinada pelo outorgante, ou por procurador constituído por procuração pública específica com poderes próprios para a realização desta outorga na presença de servidor de unidade de atendimento da RFB . Quando se tratar de pessoa jurídica, deverá ser assinada pelo responsável da empresa perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A procuração deverá ser entregue em uma Unidade de Atendimento da RFB, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de sua emissão, acompanhada de cópias autenticadas dos documentos de identidade do outorgante e outorgado, sendo que a autenticação das cópias também poderá ser efetuada pela própria unidade de atendimento da RFB, mediante apresentação dos documentos originais, para que ela seja conferida e validada no sistema. Somente a partir da aceitação da procuração na Unidade da RFB é que o possuidor do certificado passará a ter acesso aos serviços, em nome do outorgante.
As autoridades certificadoras (AC) não possuem capacidade de atendimento de demanda ilimitada. Assim, é conveniente que as empresas não deixem para adquirir o certificado digital na última hora.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
GOVERNO APERTA O CERCO CONTRA IMPORTAÇÃO PREDATÓRIA.
O governo vai acelerar os prazos e reforçar a investigação contra importações de bens e produtos cujo valor é inferior ao cobrado no mercado interno do exportador(dumping).
Técnicos dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) formulam um novo decreto no qual haverá redução do tempo desse processo para dez meses.
Pela lei em vigor desde 1995, até que a sanção seja aplicada, os órgãos têm um ano prorrogáveis por mais seis meses para apurar a irregularidade.
"A redução é benéfica para todos, tanto para a indústria que está solicitando a proteção contra a prática de comércio desleal, quanto para o próprio importador que fica sabendo qual é a situação do produto mais rapidamente", disse o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, ressaltando que a Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece prazos máximos e mínimos.
"Mas a legislação brasileira é mais elástica, então vamos reduzir onde podemos."
Justamente por causa dessa modificação será possível antecipar a aplicação do direito antidumping provisório.
Ler mais: http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral/18503-governo-aperta-o-cerco-contra-importacao-predatoria
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Aprovadas novas alíquotas para importação de bens de informática e telecomunicações.
Brasília (21 de agosto) – O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou, ad referendum do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a Resolução Camex nº 59/12, publicada hoje no Diário Oficial da União, que altera a Lista Brasileira de Exceções de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit). A medida modifica alíquotas do imposto de importação para os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), conforme abaixo:
NCM PRODUTO Alíquota (%)
8504.40.40 Equipamento de alimentação ininterrupta de energia (UPS ou no break) 20 BIT
8523.51.10 Cartões de memória (memory cards) 16 BIT
8534.00.11 Com isolante de resina fenólica e papel celulósico 12 BIT
8534.00.12 Com isolante de resina epóxida e papel celulósico 12 BIT
8534.00.13 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.19 Outros 12 BIT
8534.00.31 Com isolante de resina fenólica e papel celulósico 12 BIT
8534.00.32 Com isolante de resina epóxida e papel celulósico 12 BIT
8534.00.33 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.39 Outros 12 BIT
8534.00.51 Com isolante de resina epóxida e tecido de fibra de vidro 12 BIT
8534.00.59 Outros 12 BIT
As alterações tratam, basicamente, de três categorias de produtos. Os equipamentos de alimentação ininterrupta de energia, conhecidos também por UPS ou no break (NCM 8504.40.40), tiveram aumento de 14% para 20%. Os cartões de memória – memory cards – (NCM 8523.51.10) tiveram elevação de alíquota de 0% para 16%. Por último, os circuitos impressos (demais códigos da tabela) passaram de 10% para 12%.
A medida permite aplicar, de forma estratégica, até 2015, alíquota do imposto de importação diferente das estabelecidas na Tarifa Externa Comum (TEC), conforme disposto na Decisão Conselho Mercado Comum do Mercosul nº 57/10.
A aplicação das exceções levou em consideração a estrutura tarifária das cadeias produtivas envolvidas e as diretrizes do Plano Brasil Maior. O objetivo é estimular a capacidade inovadora da produção nacional e fortalecer os setores de informática e de componentes eletrônicos, com produtos de alto valor agregado. (fonte: MDIC)
LG Optimus Vu, com tela de 5 polegadas, pode chegar ao Brasil em setembro
Mais um aparelho da série “smartphones com telas gigantes”, o LG Optimus Vu pode chegar ao Brasil em breve. A empresa sul-coreana anunciou em seu site oficial o lançamento global do aparelho para o mês de setembro, chegando, enfim, em países do Oriente Médio, África, Europa, Ásia e América Latina.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/lg-optimus-vu-com-tela-de-5-polegadas-pode-chegar-ao-brasil-em-setembro.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/lg-optimus-vu-com-tela-de-5-polegadas-pode-chegar-ao-brasil-em-setembro.html
Guerra fiscal: São Paulo contesta desoneração de ICMS concedida por cinco estados .
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ajuizou Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) contestando normas dos estados do Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia que concedem incentivos fiscais relativos à desoneração de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para produtos e serviços sem autorização do Conselho de Política Fazendária (Confaz).
Nas ações, o governador paulista sustenta violação de dispositivos constitucionais relativos às limitações do poder de tributar (Seção II, artigo 150, da Constituição Federal), aos impostos dos estados e do Distrito Federal (Seção IV, artigo 155) e referentes à Lei Complementar 24/75, que dispõe sobre convênios para a concessão de isenções do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias.
Ocultação de bens na chegada ao Brasil encarece importados.
Quem procura unir o útil ao agradável nas viagens ao exterior e aproveita os preços dos outlets para levar vários souvenirs de volta para o Brasil deve pegar leve nas compras e deixar o país bem informado sobre as regras alfandegárias em relação à cota de isenção de impostos. Não declarar os produtos importados em casos onde o procedimento é obrigatório, por desinformação ou propositalmente, pode acarretar problemas para o turista quando chegar à fiscalização aduaneira e render uma multa salgada sobre o valor acima do limite estabelecido pela Receita Federal.
De modo geral, os turistas que retornarem ao Brasil com produtos acima da cota de isenção ‒ US$ 500 em viagens aéreas e US$ 300 por via terrestre ou marítima ‒ devem preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) e pagar imposto de 50% sobre o valor excedido: no caso de um artigo de US$ 600 trazido no avião, por exemplo, são tributados US$ 50. "Ao colocar esse percentual sobre o produto importado, a Receita está protegendo a indústria nacional, porque de fato a carga tributária dos países estrangeiros para a produção de mercadorias é mais baixa e sempre vai ser mais vantajoso o cidadão adquirir produtos lá fora", explica Alfredo Meneghetti, economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e professor da PUCRS.
Ler mais: http://invertia.terra.com.br/operacoes-cambiais/noticias/0,,OI6069284-EI20364,00-Ocultacao+de+bens+na+chegada+ao+Brasil+encarece+importados.html
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Designer cria conceito de carro de F1 com aparência do Batmóvel.
O batmóvel do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas virou um carro de Fórmula 1 pelas mãos do designer conhecido como Knightvision3D. Feito no editor 3DS Max 2013, o carro surpreende pelos detalhes e pelo bom gosto.
Ler mais: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/designer-cria-conceito-de-carro-de-f1-com-aparencia-do-batmovel.html
Ler mais: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/designer-cria-conceito-de-carro-de-f1-com-aparencia-do-batmovel.html
"Direto de Brasília": Governo prepara novo incentivo à exportação.
Governo prepara novo incentivo à exportação
Depois do programa do concessões e parcerias para rodovias e ferrovias, o governo planeja anunciar novos incentivos à economia nacional. Desta vez com o anúncio de novos incentivos aos Estados e às pequenas empresas que exportam e cujo percentual na bolo exportador nacional gira em torno de 1%. Na próxima semana, é aguardado o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora 2012-2015, com o envolvimento de governos estaduais para o monitoramento das pequenas empresas com potencial de exportação. Há estados, a exemplo do Acre, que sequer possuem despachantes para os fazer os procedimentos de exportação.
Ler mais: http://www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-governo-prepara-novo-incentivo-a-exportacao-id307521.html
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Samsung lança Galaxy Note 10.1, principal rival do novo iPad
A Samsung anunciou nesta quarta-feira (15) o lançamento do Galaxy Note 10.1, seu mais novo tablet com sistema operacional Android. O aparelho chega para ser o principal concorrente da empresa ao Novo iPad, da Apple, e conta com um hardware interessante e diversas inovações na sua usabilidade.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/samsung-lanca-o-galaxy-note-101.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/samsung-lanca-o-galaxy-note-101.html
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
AUMENTO NA COFINS-IMPORTAÇÃO A PARTIR DE 01/08/2012
Vários códigos NCM's tiveram aumento de 1,0% na COFINS-Importação, a partir de 01/08/2012, por força da MP 563/2012 publicada no DOU de ontem (04/04/2012), que alterou a Lei 10.865/04 e Lei 12.546/11.
Ressaltamos que a MP 563/2012 deverá ser convertida em Lei e poderá sofrer vetos, porém, por enquanto, isso está previsto para ocorrer em 01/08/2012 o que impactará as importações.
Consulte a Maniga para revisão das NCM´s e evite multas e prejuízos.
Pré-venda do iPhone 5 vai começar em 12 de setembro, diz site.
O iPhone 5 pode chegar às lojas antes do que todos imaginavam. De acordo com informações do site iMore, a pré-venda do novo smartphone da Apple vai ser iniciada assim que a companhia anunciar o produto, em um evento que estaria marcado para o dia 12 de setembro. Ou seja, resta menos de um mês para o início das encomendas do celular.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/pre-venda-do-iphone-5-vai-comecar-em-12-de-setembro-diz-site.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/pre-venda-do-iphone-5-vai-comecar-em-12-de-setembro-diz-site.html
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Falsários usam nome da Receita Estadual para aplicar golpes.
A Coordenação da Receita Estadual (CRE) alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado na praça em nome do Fisco. Trata-se da remessa, via e-mail, de documento intitulado "Boletim Informativo nº 01/2012 DFG Delegacia Federal Geral", acompanhado de boleto bancário para recolhimento. O falso documento informa que o contribuinte tem débitos pendentes e que deve efetuar o recolhimento "de forma imediata" sob pena de ter de pagar "multa diária de R$ 5.000,00".
No falso documento consta, inclusive, o nome do diretor da Receita Estadual e sua assinatura, que, segundo a CRE, foi obtida por meio de digitalização de documento oficial. O golpe foi descoberto porque um contribuinte de Laranjeiras do Sul, ao receber a cobrança, no final da semana passada, procurou a Receita para saber mais detalhes sobre a dívida. O caso foi denunciado à polícia.
A Receita alerta que caso o contribuinte receba documento cobrando imposto, multa ou taxas, deve denunciar imediatamente o fato à delegacia de polícia local ou ao Ministério Público, bem como avisar a Agência da Receita Estadual ou a Delegacia de sua circunscrição.
A Receita Estadual reafirma que não encaminha por e-mail cobrança ou intimação para pagamento, sob qualquer título ou modalidade. Além disso, o pagamento de tributo é efetuado exclusivamente com Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR). E no "Boletim Informativo" do Fisco consta o endereço eletrônico de origem "receitapr@sefa.pr.gov.br". (fonte: Agência de Notícia do Paraná).
Regime de desembaraço de greve deveria ser operação padrão.
A Instrução Normativa SRF 680/06, que disciplina o despacho aduaneiro de importação não fixa prazo para o desembaraço aduaneiro depois da parametrização nos canais amarelo e vermelho.
Despacho de Importação, nos termos do Art. 542 do Regulamento Aduaneiro (Decreto 6.759/09) é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica.
Ainda, conforme o Art. 551 do RA, a Declaração de Importação, feita por meio do Siscomex, é o documento base do despacho aduaneiro de importação devendo conter a identificação do importador, da mercadoria, sua origem e o valor aduaneiro.
ler mais: http://www.netmarinha.com.br/NetMarinha-Colunistas.aspx?action=detail&k=2142&Regime-de-desembaraco-de-greve-deveria-ser-operacao-padrao
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Greves retêm exportações e devem prejudicar balança comercial.
A adesão de fiscais agropecuários, na semana passada, às paralisações em curso da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) causará sensível piora do saldo da balança comercial na semana entre os dias 6 e 10 deste mês. Segundo entidades de classe e analistas, o quadro é preocupante pois a mobilização dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) impacta o desembaraço das vendas e, consequentemente a conta de exportações, lado da balança que vinha sendo menos afetado que as importações.
ler mais: http://estadao.br.msn.com/economia/greves-ret%C3%AAm-exporta%C3%A7%C3%B5es-e-devem-prejudicar-balan%C3%A7a-comercial
ler mais: http://estadao.br.msn.com/economia/greves-ret%C3%AAm-exporta%C3%A7%C3%B5es-e-devem-prejudicar-balan%C3%A7a-comercial
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Saiba o que é Nanotecnologia.
O que é
A busca por inovação na área de nanotecnologia gera uma forte competição tecnológica entre economias dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estima-se que, entre 2010 e 2015, a produção industrial anual relacionada às nanotecnologias excederá a marca de um trilhão de dólares, demandando pelo menos milhões de trabalhadores.
O termo Nanotecnologia engloba diferentes tecnologias não específicas, as quais sãoexaustivamente descritas em diferentes documentos técnicos que demonstram grandes potencialidades em termos de aplicações incrementais e inovadoras. Assim, poderíamos falar em nanotecnologias, no plural, para melhor situar esse imenso campo de aplicações tecnológicas em escala atômica que se avizinha. Ao contrário de outros desenvolvimentos, a Nanotecnologia não é classificada como uma área específica, e possivelmente grande parte dos seus diferenciais se deve justamente a esta capacidade de permear diferentes áreas. Assim, uma tecnologia, como por exemplo, o nanoencapsulamento, pode ser aproveitada em diferentes setores industriais, como na liberação de princípios ativos de cosméticos e fármacos humanos ou veterinários, no controle da aplicação de fertilizantes ou pesticidas ou ainda na liberação de aromas e compostos de sabor em alimentos industrializados.
Ainda que os investimentos sejam, na sua grande maioria, mais significativos em países desenvolvidos, os incentivos em países em desenvolvimento são crescentes, inclusive no Brasil.
No cenário mundial são identificados dois grandes grupos tecnológicos a respeito da nanotecnologia, aquele dos produtos auto-denominados, ou seja, nos quais o produtor/comercializador da tecnologia a auto-entitula como nanotecnologia; e outro, a dos produtos não denominados, nos quais há uma propriedade do produto associada a uma nanoestratégia, porém, não há a associação do termo nano na divulgação do produto ou na identificação do cliente. Esta última situação corresponde a situações nos quais há uma propriedade nano intrínseca, porém normalmente só identificada após caracterizações específicas. Alguns produtos bem estabelecidos, como catalisadores industriais e tecnologias de hardware, se encaixam nesta definição, bem como produtos baseados em suspensões de argilominerais.
o entanto, os chamados produtos auto-denominados correspondem ao maior esforço de consolidação de nanotecnologias, pelo fato de apresentarem o aspecto inovador, seja radical ou incremental.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Por que iPad e iPhone produzidos no Brasil tem preço de importados,
O acordo assinado entre a presidente Dilma e o fundador da Foxconn, Terry Gou, em Pequim no ano de 2011, trazia uma promessa imbutida: 30% de redução no preço final dos iPads produzidos no Brasil. A redução dos impostos no país incentivaria bilhões de dólares em investimento. No entanto, em 3 meses de produção, o preço dos importados e dos ''made in Brasil' permanece igual.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/08/por-que-ipad-e-iphone-produzidos-no-brasil-tem-preco-de-importados.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/08/por-que-ipad-e-iphone-produzidos-no-brasil-tem-preco-de-importados.html
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Conceito de veículo futurista traz tenda embutida para os aventureiros.
Com o design direcionado para locais ermos e aventura, o Walamai Outback Explorer tem estilo e, ao mesmo tempo, é funcional. Este conceito de veículo, criado pelo designer Garryd Howells, é para aqueles que gostam de explorar. (Flavio Croffi - Techtudo)
Ler mais : http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/conceito-de-veiculo-futurista-traz-tenda-embutida-para-os-aventureiros.html
Ler mais : http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/conceito-de-veiculo-futurista-traz-tenda-embutida-para-os-aventureiros.html
terça-feira, 7 de agosto de 2012
CONSULTA PÚBLICA N o - 37, DE 2 DE AGOSTO DE 2012.
A Secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de acordo com os artigos 8o e 9o da Portaria Interministerial MDIC/MCT nº 170, de 4 de agosto de 2010, torna pública a proposta de alteração de Processo Produtivo Básico - PPB.
Manifestações podem ser encaminhadas no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data de publicação desta Consulta no Diário Oficial da União, ao e-mail: cgel.ppb@mdic.gov.br
HELOISA REGINA GUIMARÃES DE MENEZES
ANEXO
PROPOSTA 042/11 - ALTERAR O PROCESSO PRODUTIVO BÁSICO PARA PRODUTOS PARA ALARME, RASTREAMENTO E CONTROLE DE VELOCIDADE, ESTABELECIDO PELA PORTARIA INTERMINISTERIAL MDIC/MCT No 14, DE 22 DE JANEIRO DE 2007.
Incluir os §§ 8o e 9 o ao art. 1o da Portaria Interministerial MDIC/MCT no 61, de 6 de abril de 2006, com as seguintes redações:
§ 8o A etapa estabelecida no inciso III (fabricação dos circuitos impressos, a partir dos laminados) fica dispensada por um ano, contado a partir da publicação desta Portaria e condicionada aos temos do § 9o, nos casos onde os circuitos impressos possuírem as seguintes características: furos dos circuitos impressos de multicamada com tecnologias Blind Buried Vias, com espaçamento mínimo:
4 milésimos de polegada; largura mínima da linha: 4 milésimos de polegada; tamanho mínimo dos furos a laser: 0,1mm/0,3mm; tamanho mínimo dos furos mecânicos: 0,25mm/0,5mm; espessura de cobre de cada camada com mais de 1/3oz, processo produtivo: ENIG (Electroless Nickel Immersion Gold) e OSP (Organic Solderability Preservatives) em substrato BGA (Ball Pin Grid) e espessura total: 1,0mm.
§ 9o A dispensa estabelecida no §8o está condicionada à aplicação, por parte da empresa fabricante, de investimento em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), num percentual adicional ao estabelecido pela legislação de, no mínimo, 1,5% (um e meio por cento) do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente da comercialização, com fruição do benefício fiscal, deduzidos os tributos correspondentes a tais comercializações, bem como o valor das aquisições de bens da mesma forma incentivados, no ano-calendário. (DOU de 07/08/2012).
Samsung Galaxy Tab 7.7 é a mistura ideal de tamanho e processamento.
Parece que os tablets com telas menores estão mesmo chegando para ficar, e graças à Samsung. Uma das primeiras e quase únicas do país a investir em tablets de 8 polegadas para baixo, ela traz no Tab 7.7 todo o poder dos grandes gadgets, aliado a uma tela mais discreta e econômica na bateria.
Com o lançamento do tablet Nexus 7 pelo Google e do já famoso Kindle Fire da Amazon, percebemos que o mercado está preenchendo uma lacuna que até então não havia sido explorada. Para o Brasil, essa é uma boa notícia. Confira como o P6800 se saiu:
http://www.techtudo.com.br/review/samsung-galaxy-tab-77/samsung-galaxy-tab-77-e-mistura-ideal-de-tamanho-e-processamento.html
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Sony Xperia T é o provável nome final do Xperia 'Mint' LT30.
O nome do próximo smartphone top de linha da Sony vazou através do certificado da DLNA (Digital Living Network Alliance): o modelo que antes era chamado de Xperia “Mint” chegará às lojas como Xperia T. O celular conta com processador de 1.5 Ghz, 1 GB RAM, 16 GB de armazenamento, display Bravia de 4,6 polegadas e Android 4.0 com upgrade para o 4.1 Jelly Bean já programado.
Ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/sony-xperia-t-e-o-provavel-nome-final-do-xperia-mint-lt30.html
Ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/sony-xperia-t-e-o-provavel-nome-final-do-xperia-mint-lt30.html
BMW apresenta moto ecologicamente correta.
A montadora alemã de automóveis BMW apresentou sua mais nova abordagem para o universo de veículos elétricos. A BMW C Evolution é uma moto de aspecto compacto e que carrega em si muitos dos conceitos do também eletricamente gerido BMW i3.
A BMW C Evolution nem parece uma moto elétrica, apesar de possuir o símbolo "e" sobre a bateria. Ela é uma moto competente para ambientes urbanos e até mesmo autoestradas (vias normalmente não frequentadas por veículos desse gênero).
ler mais: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/bmw-apresenta-moto-ecologicamente-correta.html
A BMW C Evolution nem parece uma moto elétrica, apesar de possuir o símbolo "e" sobre a bateria. Ela é uma moto competente para ambientes urbanos e até mesmo autoestradas (vias normalmente não frequentadas por veículos desse gênero).
ler mais: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/bmw-apresenta-moto-ecologicamente-correta.html
Sempre é hora de exportar.
Seminário Open Export orientará empresas que buscam atuar no mercado internacional.
Sempre é momento de vender para o mercado externo. Essa é a afirmação de Jonatas Ressel, coordenador do IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior), que organizará o Seminário Open Export no dia 7 de agosto, evento paralelo ao Open S.A – Congresso e Feira das Oportunidades Empresariais. Serão seis palestras voltadas para o incentivo, fomento e disseminação do comércio exterior. “A exportação é uma oportunidade para ampliar negócios, até em momentos de crise econômico. Se mesmo nessas épocas, a empresa continuar exportando, mostra competência e acaba criando parcerias estratégicas”, ressalta Jonatas Ressel.
O seminário é voltado para qualquer empresa, independente do segmento que atenda, porte ou estágio de maturidade em negócios internacionais. Qualquer empresário pode exportar, o que geralmente impede é o medo de não encontrar parceiros comerciais ou perder clientes. “É só não fechar as portas para os clientes internos. Além disso, é necessário pesquisar para saber formar corretamente o preço, o planejamento de marketing e canais de distribuição”, salienta o coordenador do IPPEX. Escolher os países adequados é fundamental também. “No caso dos empresários brasileiros, os países da Aladi (Associação Latinoamericana de Integração) são os melhores para negociar, em função da proximidade e acordos de preferências econômicas”, aponta.
ler mais: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=212637
sábado, 4 de agosto de 2012
TESTE A VELOCIDADE DA SUA INTERNET
Muitos usuários de internet banda larga estão insatisfeitos com o serviço de operadoras, no Brasil.
Não são todas as operadoras que oferecem serviços de qualidade duvidosa, sendo que na maioria das vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor.
Algumas dicas que podem melhorar o desempenho do computador, e se possível sempre que for desligar o computador;
1) Limpeza de disco.
2) Opções da Internet - selecionar os arquivos. (particularmente, só não seleciono "arquivos de Log de Configuração).
3) Em iniciar: "pesquisar programas e arquivos" digitar: %temp% - em seguida selecionar todos os arquivos da pasta e teclar delete. (alguns arquivos não serão excluídos, mas não tem problema, tecle ignorar).
Confira agora a velocidade da sua Internet, neste link http://www.techtudo.com.br/velocimetro.html
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Fila de importados engrossa nos portos.
Os reflexos negativos da greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciada no último dia 16, e a operação-padrão dos funcionários da Receita Federal sobre a atividade de comércio exterior se acumulam.
Além da fila de espera dos navios para atracar nos terminais portuários, há a demora na liberação das cargas importadas. De acordo com o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), são mais de 500 os processos de importação que estão parados à espera da liberação das mercadorias.
10 DICAS PARA SABER SE VOCÊ TEM POTENCIAL PARA TORNAR-SE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO NO PAÍS.
Horários mais flexíveis, menos estresse com cobranças e mais disponibilidade para a família são algumas das metas daqueles que sonham abrir o próprio negócio. Mas, deixar de ser empregado para ser patrão não é tarefa fácil. A pequena e média empresas tem inúmeras dificuldades para se estabelecer nos primeiros anos de vida.
Em geral, o empreendedor sofre por não conhecer muito bem o setor em que atua, por não saber lidar com clientes ou por não dominar aspectos financeiros básicos para gerir seu caixa. Mas esta realidade está começando a mudar.
De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o perfil do empreendedor brasileiro está em transformação. Até meados da década de 1990, eles geralmente eram aquele tipo de trabalhador que, quando demitido, sacava o fundo de garantia e abria um negócio qualquer para garantir renda. Atualmente, quem pensa em empreender está mais preparado e atento ao mercado em que pretende entrar.
"A cada empresa aberta por necessidade há 2,24 abertas por oportunidade", explica.
No entanto, os números de empreendimentos que têm vida curta é alto. Segundo dados de estudos conduzidos pelo Sebrae-SP sobre a sobrevivência e a mortalidade das empresas paulistas, de cada 100 negócios abertos no Estado, 22 fecham as portas até o segundo ano de atividade.
Ler mais: http://books.boxnet.com.br/books/visualizacao_clipping_new.aspx?ID_CLIPPING=20176752&ID_BOOK=238648&ORDEM=14&QTDE_CLIPPINGS=18&NM_ARQUIVO=0&ID_DISPARO=&ID_USUARIO=&ID_MESA=4278&ID_TEMPLATE=3524
Facebook admite ter mais de 83 milhões de perfis falsos.
Em relatório enviado para a SEC - sigla para Securities and Exchange Commission, ou Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, em tradução livre -, o Facebook admite possuir cerca de 83 milhões de contas falsas. Esse número representa 8,7% dos 955 milhões de usuários ativos no site.
Perfis duplos, ou seja, de pessoas que já são cadastradas e realizam o registro de mais uma conta em seu nome, representam estimados 4,8% dos total de perfis falsos, "apesar de nossos esforços em detectar e reprimir tal comportamento", diz a empresa no relatório.
ler mais: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/08/02/facebook-admite-ter-mais-de-83-milhoes-de-perfis-falsos/
Novo serviço da Receita permite tirar CPF gratuitamente via Internet
A partir desta quinta (2), é possível fazer gratuitamente a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. O serviço, liberado pela Receita Federal, irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.
Anteriormente, a obtenção do número do CPF era feita em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou nos Correios, por 5,70 reais. Esses locais continuarão oferecendo o serviço pelo mesmo preço.
O pedido de inscrição no CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico com os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
ler mais: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/08/02/receita-libera-inscricao-gratuita-do-cpf-via-internet/
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Motorola Razr Maxx aguenta quase 20 horas de ação sem recarga.
Alguém precisava trazer um concorrente à altura para o Samsung Galaxy S II, que estava reinando por muito tempo no país dos Androids. E a Motorola acertou em cheio com o Razr XT910, que traz características muito semelhantes – quando não idênticas – ao "bam bam bam" da Samsung.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/review/motorola-razr-maxx/motorola-razr-maxx-aguenta-quase-20-horas-de-acao-sem-recarga.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/review/motorola-razr-maxx/motorola-razr-maxx-aguenta-quase-20-horas-de-acao-sem-recarga.html
FIESC ingressa com liminares para liberar cargas em Itajaí.
Em decorrência da greve dos auditores da Receita Federal e dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Federação das Indústrias (FIESC) ingressou na Justiça Federal de Itajaí, nesta quarta-feira (1º), com dois pedidos de liminar para garantir o desembaraço aduaneiro de importações e exportações pelo Porto de Itajaí.
No primeiro mandado a Federação argumenta que a greve dos auditores fiscais, iniciada nesta quarta por tempo indeterminado, vai impossibilitar as indústrias catarinenses de cumprirem os contratos de exportação e de liberar materiais e equipamentos importados, causando prejuízos ao setor. Até agora, os auditores estavam em operação-padrão.
No segundo mandado a FIESC defende a garantia da prestação de serviços de inspeção e fiscalização sanitária pela Anvisa. Com a paralisação das atividades, há produtos armazenados no Porto de Itajaí à espera de fiscalização ou liberação. São abrangidas pelo pedido de liminar as empresas representadas pela FIESC.
(fonte: EconomiaSC)
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Tipo Last.fm, Biit chega ao Brasil levando música aos smartphones.
Enquanto muitos serviços de streaming musical famosos nos Estados Unidos, como o Spotify, não chegam ao Brasil, há quem queira investir no país. O Biit, criado na Espanha há menos de um ano, acaba de inaugurar uma versão verde-amarela. E seus donos possuem uma meta ousada: em 12 meses, a companhia espera alcançar a marca de 1,5 milhão de downloads.
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/07/tipo-lastfm-biit-chega-ao-brasil-levando-musica-aos-smartphones.html
ler mais: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/07/tipo-lastfm-biit-chega-ao-brasil-levando-musica-aos-smartphones.html
FIESP PEDE A ALCKMIN MAIS PRAZO PARA RECOLHER ICMS E REVISÃO DE QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
Aproveitando a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para a assinatura de um um protocolo de intenções em assuntos internacionais, o presidente da entidade, Paulo Skaf, pediu ao chefe do executivo paulista a ampliação em 60 dias do prazo para recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outros pleitos na área tributária. O encontro aconteceu na noite de segunda-feira (30/07), durante reunião de diretoria da Fiesp.
"O prazo para recolhimento do ICMS no Estado de São Paulo - e isso pode servir como exemplo para o Brasil e para o Governo Federal - tem que ser alongado", defendeu Skaf, lembrando que estudo da Fiesp mostra que, em média, as indústrias pagam os impostos 50 dias antes de receberem pela venda dos produtos.
"O Estado tem recurso para isso. Nós fizemos um estudo de impacto. Não seria renúncia, mas fluxo", acrescentou.
O governador Geraldo Alckmin compremeteu-se a avaliar os pleitos, delegando as tratativas ao secretário de Fazenda do Estado, Andrea Calabi, presente ao evento.
"Nós vamos fazer o maior esforço para atender às justas reivindicações da alma, do DNA de São Paulo, que é a indústria, um setor fundamental, que agrega valor, gera mais emprego, salários melhores e está na ponta do desenvolvimento, na vanguarda da tecnologia. O Brasil não pode ser exportador de produtos primários", afirmou Alckmin.
Citando Tolstoi, o governador disse que a verdadeira vocação de cada homem e cada mulher é servir melhor às pessoas."Não há outro setor que sirva mais as pessoas do que a indústria."
Alckmin aproveitou a oportunidade para falar de projetos e obras de seu governo nas áreas de infraestrutura, transportes e logística.
Outros pleitos
Skaf apresentou mais cinco pleitos da indústria: a substituição tributária, a desoneração de bens de capital, a revisão do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado), a questão tributária no setor de construção pesada e a devolução de créditos de exportação do ICMS.
Com relação à substituição tributária, regime que transfere para o início da cadeia produtiva o recolhimento do ICMS das demais fases, até o consumidor final, Skaf explicou a primeira providência a ser adotada é que o programa não acrescente mais nenhum setor, revendo os setores já incluídos e, naqueles que permaneceram, aumentar de 15 para 30 meses a necessidade de contratação de um instituto de pesquisa para o cálculo da margem do imposto.
A Fiesp solicitou ainda a desoneração de bens de capital. "Alguns setores são prejudicados na compra de máquinas. Alguns tiveram a questão resolvida. Não tem cabimento pagar o imposto, onerando o investimento, e receber quatro anos depois. O Estado já atendeu alguns setores no sentido de ter a compensação imediata. Isso poderia ser estendido a todos o setores", assinalou Skaf.
Com relação ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), a Fiesp quer adaptações. "Nosso pedido é que seja feito um programa [que atenda] empresas que estavam e precisam sair e empresas que não estavam e precisam entrar e colocar sua vida em dia", explicou o presidente da Fiesp.
Outros pedidos contemplam melhorias para setores como construção pesada e a devolução de créditos de ICMS para exportação.
Fonte: Agência Indusnet Fiesp
SANCIONADA LEI QUE AMPLIA RECURSOS PARA FINANCIAR EXPORTAÇÕES
Foi sancionada ontem, pela presidenta Dilma Rousseff, e publicada hoje, no Diário Oficial da União, a Lei nº 12.699, que concede crédito suplementar para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) no valor de R$ 1,355 bilhão. O recurso está dividido entre as duas modalidades do Proex, com verba de R$ 800 milhões para o Proex Financiamento e com R$ 555 milhões para o Proex Equalização.
"A sanção pela presidenta Dilma da lei que amplia o crédito para o Proex reforça o conjunto de medidas que vem sendo adotadas pelo governo para estimular as exportações, e se associa ao Reintegra, que desonera as vendas de produtos brasileiros ao mercado externo", considerou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
"A ampliação desses recursos foi um compromisso assumido no Plano Brasil Maior e esse apoio é importante para incrementar a competitividade do setor exportador brasileiro neste momento de crise econômica internacional", avaliou a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres.
O Proex Financiamento concede empréstimos diretos aos exportadores brasileiros, que recebem o valor da operação comercial à vista e oferece ao importador prazo para o pagamento da transação. Esse mecanismo de financiamento atende, principalmente, às exportações de micro e pequenas empresas. O crédito do programa está disponível para empresas exportadoras de bens e serviços, com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões.
Quando a operação de exportação brasileira é financiada por instituições financeiras estabelecidas no país ou no exterior, o Proex Equalização arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Assinar:
Postagens (Atom)