Cada mercado tem suas particularidades, mas vale comentar alguns pontos que podem ser de utilidade geral:
- Visite feiras no exterior – você vai conhecer seus potenciais futuros concorrentes e pode ter acesso a ideias e produtos, mesmo para o mercado interno.
- Avalie associar-se a outras empresas do mesmo segmento e apresentar um projeto à APEX- Agência de Promoção de Exportações (www.apex.gov.br). Para bons projetos, há recursos disponíveis.
- Desenvolva site e outros materiais de promoção em, pelo menos, inglês e espanhol.
- Conheça as especificidades de cada mercado alvo e adéque seus produtos – frequentemente é necessário atender a normas de segurança, higiene e buscar certificações internacionais.
- É necessário constância de propósito, pois serão muitas barreiras a enfrentar.
- Use a experiência de ser exportador para aprimorar-se como fornecedor no mercado interno.
- Tenha foco na escolha dos mercados alvo e produtos a exportar – considere concentrar-se em apenas parte de sua linha de produtos.
- Ao elaborar a lista de preços para exportação você deve usar dólares americanos ou euros e deve considerar as isenções de impostos e outros incentivos assim como os preços praticados pela concorrência em cada país.
- Existem calotes internacionais e é necessário proteger-se, normalmente exigindo pagamento antecipado, cartas de crédito ou seguro de crédito.
- Prepare-se para enfrentar barreiras.
- Procure os parceiros certos em cada país alvo.
(parte do texto de André Resende) Leia mais em Endeavor https://endeavor.org.br/como-exportar-produtos-brasileiros/
Consulte a Maniga para informações sobre Comércio Exterior - Importação / Exportação.
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