Ao exportar, a empresa agrega valor a si e adquire uma inestimável vantagem sobre os concorrentes internos.
Aprimoramento da qualidade do produto;
Melhoria do controle de qualidade;
Desenvolvimento e/ou absorção de tecnologia;
Ampliação e/ou modernização das instalações e equipamentos;
Aprimoramento das técnicas de design e embalagem, para adequar-se às exigências do mercado importador;
Melhoria dos padrões de produtividade;
Implantação de marca e formação de nome internacional;
Diversificação e alargamento de mercados;
Distribuição mais regular das vendas;
Estabelecimento de mercados alternativos;
Aprimoramento do marketing da empresa;
Participação nos incentivos fiscais e creditícios;
Redução dos custos financeiros, pela obtenção de incentivos e outros benefícios (linhas especiais de crédito);
Redução do custo fixo por meio do melhor aproveitamento de capacidade instalada de produção;
Obtenção de melhores condições de prazos de pagamento das vendas;
Aumento da lucratividade da empresa;
Cooperação e relacionamento interempresarial;
Aproveitamento e desenvolvimento dos recursos humanos.