O Japão possui leis destinadas à limpeza urbana e ao meio-ambiente desde 1900 e seu modelo de reciclagem de eletroeletrônicos é referência mundial na atualidade. A experiência nipônica foi apresentada aos brasileiros durante o “Seminário Brasil-Japão sobre Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos”, realizado dias 12 e 13 de março, em Brasília.
O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A Organização de Comércio Externo do Japão (Jetro) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apoiaram a iniciativa.
Representantes do governo japonês e de empresas especializadas, como a Dowa Eco-System e Saimu Corporation, foram os responsáveis pela apresentação da legislação local e de técnicas de reciclagem para resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Todas as etapas de processo foram citadas, desde a coleta, separação de materiais, gestão e desmanche, até a recuperação dos recursos naturais, sua reciclagem e o reaproveitamento produtivo.
"Há uma tendência significativa de aumento dos resíduos sólidos produzidos no Brasil. Grande parte deles vai para aterros, que não são suficientes para suportar a demanda", explicou Satoshi Murosawa, Representante Chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (Jica Brasil). "Nesse contexto, foi solicitado ao Japão apoio técnico para formular uma política adequada". (fonte - MDIC).