segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Viajante poderá pagar Imposto de Importação sobre bagagem no cartão de débito.
A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira uma facilidade no recolhimento de impostos sobre bens que os viajantes brasileiros trazem do exterior. Segundo o subsecretário de arrecadação e atendimento, Carlo Roberto Occaso, a partir de hoje o pagamento do imposto de importação devido poderá ser feito por cartão de débito.
Até então, quando o valor das compras excedia a cota de US$ 500, a Receita emitia uma guia (Darf) e o passageiro era obrigado a procurar um banco no aeroporto, fazer o recolhimento do tributo, retornar à área de controle e retomar suas bagagens. A alíquota do imposto é de 50% sobre o excedente.
Agora, apurada a necessidade de pagamento de impostos, a Darf é emitida e paga na hora por meio do cartão de débito. Serão aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. A possibilidade de uso do cartão na modalidade crédito ainda será alvo de negociação com os parceiros da Receita.
A nova forma de recolhimento está em funcionamento no aeroporto de Brasília e estará valendo também, até o fim da semana, nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Ainda está em discussão um cronograma de implantação para os demais aeroportos internacionais do país. (fonte G1)
Ler mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/02/viajante-podera-pagar-imposto-de-importacao-sobre-bagagem-no-debito.html
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Novo módulo do Siscomex já tem mais de 6,3 milhões de registros de exportações.
14/02/2013 - 13h11
Economia
Da Agência Brasil
Brasília - O novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), denominado Siscomex Exportação Web (Novoex), fez mais de 6,3 milhões de registros de exportações entre fevereiro 2012 e janeiro de 2013. O total representa US$ 242,406 em valores exportados, informou hoje (14) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O Novoex substituiu o Siscomex Exportação, lançado em 1993. Com a evolução da Tecnologia da Informação e o aumento considerável das exportações brasileiras, o sistema se tornou ultrapassado. O novo módulo entrou em vigor em fevereiro do ano passado.
A modernização do sistema foi necessária porque o antigo sistema informatizado foi construído no início da década de 90, quando os sistemas operacionais não trabalhavam com ícones e ainda era necessário digitar comandos.
Com uma nova arquitetura, os interessados passaram trabalhar diretamente na internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários. O MDIC informou ainda que o sistema também foi transferido dos computadores do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen) para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
(do site da Agencia Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/)
Para Importar ou Exportar visite nosso site: www.maniga.com.br
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Exportador - Manual da Vitrine Virtual
Aos exportadores brasileiros que precisam divulgar a empresa e produtos no exterior.
Baixar neste link: http://www.vitrinedoexportador.gov.br/data/arquivos/Manual%20Constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20VE%202012.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)